quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

viver junto ou casar

Hoje há muita gente que opta pela situação de «união de facto».
Muita coisa poderia ser dita a esse respeito até porque, como sabemos, essa não é uma opção coerente com a fé cristã e católica que professamos. Contudo, refiro apenas uma questão essencial:
Quem apenas «vive junto» diz, implicitamente: «eu estou contigo enquanto tu me fizeres feliz». Ou ainda: «eu estou contigo até que tu correspondas ao meu ideal de felicidade e me ajudes a realizar enquanto pessoa».
Quem «casa sacramentalmente» diz, implicitamente: «eu vivo (e viverei sempre) contigo porque o amor que tenho por ti me faz querer sempre fazer-te feliz». Ou ainda: «eu faço de cada dia da minha vida a busca da tua felicidade e da tua realização enquanto pessoa».

Onde está o egoísmo (ainda que escondido e bem camuflado) e onde está o amor?

Sem comentários: